
Uma mulher grávida ouve muitas coisas, pois todos sempre têm algo a dizer. Muitas vezes, coisas sem noção de desagradáveis, algumas vezes coisas adoráveis, mas com toda a certeza do mundo, o que é mais recorrente durante uma gestação ou em experiências de mães de primeira viagem, são os infindáveis e repetitivos avisos daquelas mamães mais experientes. Tipo: "Quanto mais cresce, mais dá trabalho", ou "Os últimos meses são os que mais engordam, então pega leve", ou "Durma o máximo possível pq depois não haverá oportunidade", ou até mesmo "As dores do parto são tão fortes, que por alguns segundos vc pode achar que está morrendo".
Eu não sei quanto as demais grávidas, mas quando EU ouvia todos esses comentários e recomendações, ou ficava redondamente entediada ou profundamente irada com as criaturas. Claro que nunca foi nada pessoal, e a cada própria constatação das experiências em questão, me convencia de que realmente devemos dar crédito ao que as pessoas com mais expêriência nos falam. Pq de fato, as dores do parto são mesmo como a beira da morte; as lindas noites de sono se reduzem a noites em claro, e despertares as 6 da matina; os últimos meses, e principalmente o último mês são os que mais engordam tanto a mulher quanto o bebê; e sim, quanto mais nossos rebentos crescem, mais eles dão trabalho.
Eu aprendi muito sendo mãe. E só agora eu percebo na prática o que aquele ditado diz: "Se conselho fosse bom não se dava, se vendia!" Mas é isso ai! A maioria das mães de primeira viagem sempre vão achar q sabem de tudo, e a maioria dos jovens sempre agirão com arrogância, como se tudo soubessem. Faz parte!
Obrigada, filha, por você existir, mamãe te ama! ♥♥♥